terça-feira, 3 de maio de 2011

Ogum: O Orixá Ferreiro e o Senhor da Guerra!



O nome “Ogum”, em Yorubá “Ogún” tem significado de combate.

Chamado de Ferreiro pois é o senhor dos metais
É desbravador, sua lança abre novos caminhos.

Dia da semana: 
Quinta-feira.

Saudação: 
“Ògún Yê” ou “Pàtàkì orí Òrìsá” e “Pàtàkorí".
Tradução: Salve Ogum, Orixá importante da cabeça espiritual.

Cor: 
Vermelho e Verde.

Parte do corpo que rege: 
Costelas e Dentes.

Ferramentas: 
Espada, Obé (faca), bigorna, cobra de metal, corrente de ferro 
e a espada de São Jorge.

Sobrenomes de Orixá: 
Nira, Inira, Adiolá, Taladê, Adio, Adoré, Alefa, Gué, Dei, Onira, Mejê, Avagã, Elefá, Djocô, Miratã, Ciribó, Orobá, Dalúa, Ire, Ló e Manicéo.

Ogum de Rua: Acompanhado de Bará Lodê e Oyá Timboá, Ogum Avagã 
é um Orixá da Rua pois cuida do templo e de problemas com polícia.


SOBRE ESTE ORIXÁ

Veja o vídeo sobre Ogum.
Clique no botão PLAY do vídeo abaixo.

 


É o Orixá da guerra, das artes manuais e do ferro. 
É o patrono do desenvolvimento e da tecnologia. 
Orixá invocado para defender e resolver problemas de trabalho. 
Pelo seu caráter guerreiro, considerado patrono dos militares, 
é muito solicitado quando se deseja vencer demandas. 
 
Tem fama de gostar de bebidas alcoólicas, graças à lenda de ter sido embebedado por Oyá para que ela pudesse fugir com Xangô.

O próprio Ogum forjava suas ferramentas, tanto para a caça, como para a agricultura e para a guerra. É filho de Iemanjá com o Orixá Odùduwà.

É o dono da Obé (faca), por isso vem logo após o Bará porque sem as facas que lhe pertencem não seriam possíveis os sacrifícios. Ogum é o dono das estradas de ferro e caminhos. Foi Ogum quem ensinou aos homens como forjar o ferro e o aço. 
Protege também as portas de entrada das casas e templos.

Era um guerreiro que brigava sem cessar contra os reinos vizinhos. Dessas expedições, ele trazia sempre um rico espólio e numerosos escravos. Guerreou contra a cidade de Ará e a destruiu. Saqueou e devastou muitos outros estados e apossou-se da cidade de Irê, matou o rei, aí instalou seu próprio filho no trono e regressou glorioso, usando ele mesmo o título de Oníìré, “Rei de Irê”.

LENDAS

 Oyá vivia com Ogum antes de ser mulher de Xangô. Ela ajudava Ogum no seu trabalho, carregava seus instrumentos, manejava o fole para ativar o fogo da forja. Um dia Ogum deu a Oyá uma vara de ferro igual a que lhe pertencia que tinha o poder de dividir os homens em sete partes e as mulheres em nove partes, caso estas as tocassem em uma briga.

Xangô gostava de sentar-se perto da forja para apreciar Ogum bater o ferro, e sempre lançava olhares à Oyá e ela também lançava olhares a Xangô.
Xangô era muito elegante, usava tranças e brincos, colares e pulseiras. Sua imponência e seu poder impressionaram Oyá. Um dia Oyá e Xangô fugiram e Ogum lançou-se em perseguição deles. Encontrando os fugitivos, brandiu sua vara mágica, Oyá fez o mesmo e eles se tocaram ao mesmo tempo. E assim que Ogum foi dividido em sete partes e Oyá em nove partes, recebeu ele o nome de Ogum Mejé (mejé = 7) e ela o de Iansã, cuja origem vem de Iyámésàn a mãe transformada em nove.

Agora conheça a lenda de Ogum e o voto de silêncio.

Clique no botão PLAY no vídeo e confira!


  

O ARQUÉTIPO DOS FILHOS DE OGUM

Filhos de Ogum possuem um temperamento um tanto violento, são impulsivos, briguentos e custam a perdoar as ofensas dos outros. Não são muito exigentes na comida, no vestir, nem tão pouco na moradia. 

Conheça mais um pouco destas características no vídeo abaixo. 
Clique no botão PLAY no vídeo e confira!




Características Positivas: 
Valentes, destemidos, buscam novos objetivos. São pessoas perspicazes, objetivas e corajosas. Amantes constantes, dedicados à família. Talentosos e inteligentes.

Características Negativas: 
Gananciosos, atrevidos, autoritários, desconfiados e um pouco egoístas. Usam a falsidade como tática de guerra, temperamentais e impiedosos.


O HOMEM DE OGUM

Como seu Orixá protetor, o filho de Ogum é um guerreiro também nos assuntos do coração. Passional, sempre empenhado em manter o jogo da conquista, é um amante completo. Ativíssimo sexualmente, super protetor com a pessoa amada, interessado em satisfazer-lhe as vontades, o companheiro de Ogum garante à sua parceira uma vida feliz em todos os sentidos. Por isso mesmo é um homem muito cobiçado pelas mulheres. E como sente necessidade de viver em permanente estado de paixão, torna-se presa fácil as aventuras amorosas. Isso gera grandes conflitos internos nele e na pessoa amada. São amigos camaradas, porém estão sempre envolvidos com demandas. Divertidos, despertam sempre interesse nas mulheres, tem seguidos relacionamentos sexuais, e não se fixam muito a uma só pessoa até realmente encontrarem seu grande amor.


A MULHER DE OGUM

A protegida de Ogum é uma mulher que reúne as características femininas e masculinas. Bonita e sensual por fora, mas por dentro ela pensa com cabeça de homem . Justamente por ser assim, expôe-se mais que as outras mulheres e destaca-se em qualquer lugar. Também é esse seu lado masculino muito forte que a faz prezar a sua liberdade e independência acima de tudo, com reflexos na vida afetiva. É a mulher de Ogum quem conquista o homem e é ela também que o dispensa quando não o quer mais. Essa característica faz dela uma mulher difícil para parceiros machistas. Mas conquistá-la não é uma tarefa difícil e sim mantê-la sob domínio. Ela precisa de um companheiro por quem tenha grande admiração ou do qual dependa de alguma forma.

SAÚDE

A saúde de um filho de Ogum é boa. Ele é resistente e sua constituição forte evita as doenças. Os pontos fracos dele são as articulações, as dores de cabeça e as febres fortes.
Quando está doente o filho de Ogum não quer ficar em repouso. É muito trabalhoso convencê-lo a descansar e dar tempo ao seu corpo para se recuperar. Só fica na cama quando está verdadeiramente mal, aí então fala pouco e fica nervoso com a obrigação em parar para se refazer.
Seus problemas de saúde são mais para o tipo violento e repentino do que para doenças crônicas e demoradas.
As doenças nervosas como úlceras, esgotamentos e depressão são menos comuns, mas podem atingí-lo se ele cometer excessos de trabalho ou for mal sucedido em seus empreendimentos.

O RITUAL DO AFORIBA

 O aforiba é o momento em que Ogum e Iansã demonstram a passagem em que Iansã embebeda Ogum para fugir com Xangô.



Axé: Ogún a fô rìbá
Resposta: A mò rô Ogún fè rê rê
Axé: Ogún a fà bámì ô
Resposta: A mò rô Ogún fè rê rê

 Tradução: 
Sou Ogum e não canso de amar, sei que dói, mas me ajude,
você é minha riqueza, quero sua força.



 Todos estavam ansiosos para conhecer um pouco mais sobre este glorioso guerreiro.
Recebi muitos e-mails com solicitações e curiosidades.
Espero que grande parte tenha sido respondida neste post.

Agradeço aos seguidores do blog pelo apoio e carinho!
Já são mais de 670 visitas deste pessoal possuidor de um grande axé!

Ogún Yê!

Ju de Xangô Agodô.


13 comentários:

  1. Ju de Xango adorei a postagem homenagem a meu amado Pai Ogum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. élindo as historias deste orixa que eu jose carlos de ogún onira adoro muito sou filho de adãozinho do ogum onira de canoas/niteroi filho de preta do oxala ja falecida é com muito carinho que zelo por este orixa que me a firmo contra as demandas ok querida ju parabéns fale mais de outros orixas!!!!

      Excluir
  2. Ola gostei demais do seu blog com bastante informaçoes..
    Estou começando com o meu agora.. se for possivel me seguir e comentar e me passar algums dicas... Obriagada;;

    ResponderExcluir
  3. Fiquei encantada! Conheço muito pouco sobre os orixás, acredito que Ogum foi muito bem representado nesse blog. Grata!

    ResponderExcluir
  4. Linda história mesmo !!!
    Tenho muito orgulho de ser filha desse grande guerreiro. Tenho honra de ter sido escolhida por ele e minha mãe Iansã.Sou filha de Iansã e Ogum com muito orgulho. Meus Pais,minha vida..meu chão, meu caminho...o ar que eu respiro !!!
    Epahey minha mãe !!
    Ogunhê meu Pai !!

    ResponderExcluir
  5. Linda história mesmo !!!
    Tenho muito orgulho de ser filha desse grande guerreiro. Tenho honra de ter sido escolhida por ele e minha mãe Iansã.Sou filha de Iansã e Ogum com muito orgulho. Meus Pais,minha vida..meu chão, meu caminho...o ar que eu respiro !!!
    Epahey minha mãe !!
    Ogunhê meu Pai !!

    ResponderExcluir
  6. Grande pai Ogum sou muito honrado em ser filho de Ogun

    ResponderExcluir